quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Aromaterapia

A Aromaterapia consiste na arte de usar óleos extraídos das plantas em vários tratamentos. Esta é uma das mais antigas técnicas de cura da História. Os óleos essenciais, exercendo uma influência subtil na mente e no corpo, curam de uma forma suave e natural. Têm imensas virtudes e podem ser utilizados das mais variadas formas: esta é uma das suas maiores vantagens.





Os oléos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios activos de acordo com suas composições químicas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Fitoterapia



Fitoterapia é o recurso de prevenção e tratamento de doenças através das plantas medicinais, e a forma mais antiga e fundamental de medicina da Terra.
No último século, a medicina disseminou o emprego de antibióticos e remédios e a nossa medicina natural passada de geração em geração ficou esquecida. Porém, as plantas ganham seu espaço como aliadas no reequilíbrio físico do ser humano.

A eficácia dos medicamentos de fitoterapia assenta antes de mais na escolha das plantas que entram na sua composição e sobretudo em saber escolher com a maior precisão qual a parte mais activa da planta.



ALERTAS SOBRE O USO DE PLANTAS E ERVAS MEDICINAIS:

1 - As plantas e ervas medicinais, mesmo sendo medicamentos naturais, podem intoxicar, cegar, provocar coma e até matar!
2 - Todas as plantas têm mais de um princípio activo. Algum dos princípios activos pode ser contra indicado para o usuário.
3 - Elas não devem ser usadas para diagnosticar, tratar, curar, ou prevenir qualquer doença muito menos substituir cuidados médicos adequados.
4 - Consulte sempre um especialista!
5 - Tome cuidado especial ao manusear ervas e mantenha-as longe das crianças.